05 julho 2010

Estranho

O medo que nós temos de errar, de estarmos errados. Porque nesta vida, aparentemente, não interessa o facto de que se realmente tentou fazer alguma coisa. Não. Não é chamado para a questão o simples facto de que se saiu da bolha de conforto que teima em adormecer os sentidos e experimentarmos a aragem fria de se saber numa situação diferente...O único pormenor em que irão reparar foi o escorregar depois do terceiro passo.
É claro que errar não trás grande sensação de apaziguamento. Saber que algures lá atrás calculamos mal o desvio padrão da coisa, e a tangente não correu assim tão bem como queríamos, não é suposto ser dos melhores manjares que iremos ter. Mas quase que vale a pena, pelo nervoso miudinho que se sente na barriga quando estamos prestes a dar o salto. Quão errado é que isto poderá ser?

Por outro lado, há sempre o Yoga a dizer "do or do not, there is no try".

2 comentários:

  1. Pessoalmente gosto do erro. Obviamente não no sentido de querer insistir no erro, mais do que estupidez, isso evidencia loucura.
    Mas porque, mais do que "errar é humano", parece-me sobretudo que não errar é desumano.
    Segundo porque se tiver medo de errar, nunca vou arriscar, e se não arriscar, simplesmente não aprendo nada.
    De alguma maneira, acredito que errar faz parte da vida, e se queremos encarar a vida de frente, temos de estar preparados para inevitavelmente errarmos, olharmo-nos ao espelho, e em seguida avançarmos ainda com mais força para o próximo erro, que este último já cumpriu o seu objectivo.

    ResponderEliminar
  2. acho q tenho encaixe pó erro, mas acho q ainda assim a minha preferencia vai para aprender com os erros dos outros, parafraseando o Bismark, acho. Não havendo essa possibilidade...

    ResponderEliminar