09 fevereiro 2009

Grammys...pfff!!

A dupla formada por Robert Plant e Alison Krauss foi a grande vencedora da 51ª edição dos Grammy Awards, levando para casa não só o prémio de Melhor Álbum como quatro outros troféus que ontem foram entregues em Los Angeles.

O álbum “Raising Sand” - uma colaboração entre o ex-vocalista do lendário grupo de hard rock Led Zeppelin, Robert Plant, e a cantora country, Alison Krauss - venceu o prémio de Melhor Álbum, no final de uma cerimónia de três horas e meia. (ver aqui)


Sinceramente, à parte do albúm "Raising Sand" ter ganho o grammy (hail to that), na minha opinião estes "Grammys Awards" são uma autêntica palhaçada. O conceito era supostamente ser o de premiar os melhores trabalhos discográficos e os melhores artistas de cada ano, mas quem acaba sempre por ser premiado são sempre os artistas pop e os rappers, não fazendo parte nem as bandas jazz nem as de metal ou tantas outras de outros estilos. Salvo raras excepções como os "Awards" do ano passado, que pela 2ª vez na história dos grammys e com um intervalo de 50 anos, um artista de jazz ganhou um grammy (Herbie Hancock), nunca existe espaço para outros tipos de artistas que quase sempre são de qualidade muito superior aos da pop ou do rap. Não querendo discriminar estes dois estilos de música, só digo que quem "comanda" este grammys são sempre as grandes editoras e tudo o que se baseia à volta destas, isto é, o grammy acaba por ser entregue aos "artistas fabricados", feitos em estúdio, ao invés de ser entregue aos que são verdadeiramente artistas e não um produto.

2 comentários: