12 março 2009

O cumulo

Esta história tem-se vindo a desenvolver no último mês e não é (infelizmente) única ou minimamente "original", mas o extremismo que reflecte fez com que decida partilhar convosco.
No Brasil, uma miúda de 9 anos foi parar ao hospital com dores de barriga. Cedo se descobriu que a causa dessa dor de barriga era uma gravidez (de gémeos) com quatro meses. O padrasto andava a violá-la (a ela e à irmã deficiente mental) há já alguns anos. Decide-se efectuar um aborto...creio que por razões óbvias...além da violação...a miúda tem 9 anos, a gravidez (além de tudo mais) seria muito perigosa para a sua saúde. A lei brasileira permite que o aborto seja feito legalmente exactamente quando a saúde da mãe está em risco ou quando se trata duma vitima de violação. Neste caso, verificam-se as duas condições (além de que a miúda tem 9 anos! repito!).
Agora, acontece que a Igreja não está muito de acordo e o arcebispo veio rapidamente a público ameaçar todos os envolvidos de excomungação caso o aborto se efectue. Até o Lula veio a público protestar contra esta atitude da Igreja, mas o pŕoprio Vaticano apoia a excomungação com aquela máxima "A lei de Deus está acima da lei dos homens". Felizmente, os médicos, apesar de católicos praticantes, tiveram coragem de tomar a decisão correcta - e sim, nem tento ser imparcial porque o extremismo da posição da Igreja nem o merece. A Igreja manteve a sua palavra e excomungou tanto os médicos como a mãe da miuda. O padrasto esse não foi excomungado porque, e passo a citar: "o seu crime foi menos grave". O seu crime é menos grave? Mas será possível não ficar revoltado com uma afirmação destas? Eu sei o que diz a bíblia, mas haja o mínimo de bom senso e juízo! Quão cego ou distorcido se é preciso ser para dizer uma coisa destas? É triste e é verdadeiramente revoltante.

Apesar dos católicos irem pouco a pouco deixando de levar a a bíblia muito a sério (em vez de "muito a sério" leia-se "literalmente") e alguns então deixando de levar a própria Igreja muito a sério, esta por sua vez - como que para competir com os nossos amigos extremistas muçulmanos - reforça posições mais conservadoras (não falo só disto, mas como por exemplo a reintegração de membros extremistas préviamente excomungados, nomeadamente o bispo britânico que continua a negar a existência do holocausto ou como a posição contra preservativos...enfim...a lista seria bem longa). Não compreendo como é que a religião católica ainda existe na forma em que existe actualmente quando é tão grande o fosso entre católicos com dois dedos de testa (cuja crença não pretendo de forma alguma insultar) e a Igreja e toda a massa de fanáticos e/ou ignorantes - perdoem, mas não há outra palavra - que a segue cegamente.

Aos católicos mais conscientes, peço, pelo bem de todos, uma revolução contra tudo isso e que tornem a religião católica algo que faça das pessoas que a praticam pessoas melhores, mais bondosas, mais caridosas e mais compreensivas. Está nas vossas mãos, não das dos ateus ou de fanáticos. Não o peço por mim, já que todos sabem a minha posição em relação a Deus, mas pelos que acreditam...para que meninas de 9 anos que sofreram tais atrocidades não estejam dependentes da extrema coragem de poucos para evitar algo ainda pior.

4 comentários:

  1. Torno as minhas palavras as tuas... fiquei sensibilizado como abordaste certos temas e a subtileza da tua escrita.. excelente post....!

    Amen!

    ResponderEliminar
  2. Há dias apanhei, por acaso, o 2001 Odisseia no Espaço na rtp 2. É interessante pensar em todas as ambições e desejos que pensamos ou pensávamos serem os melhores para a humanidade neste novo milénio.

    Penso que a igreja ainda está ligada a muitas ideias do passado, que colocam a vida humana e o homem no centro do universo, sobrevalorizando assim a vida humana acima de tudo (entendendo tudo como outras formas de vida, habitats, planetas, o universo, etc etc).

    Acho que o apelo feito pelo Sr. Erebrus, especialmente da forma como é feito, é de louvar e faz MESMO todo o sentido.

    No sítio onde trabalho há várias pessoas que dizem: "Até amanhã, se Deus quiser" e algumas têm a nossa idade. Apercebi-me há dias que admiro certas pessoas que dizem isso, mas cada vez mais sei que não admiro as posições da Igreja, especialmente esta em particular.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, quando menos espero, a igreja surpreende-me... mais uma vez pelas piores razões.
    E é incrivel como são coisas que têem simplesmente que ver com bom senso!
    Já quis muito acreditar, já quis muito aprender com a igreja, já quis muito procurar esse Deus de que falam... mas a determinada altura compreendi que não poderia deixar que me ditassem regras para a minha espiritualidade, que tem sobretudo que ver com a maneira como vivo a minha vida e como respeito os outros seres humanos.
    Enfim, um pequeno desabafo :)
    Anyway... grande post amigo Erebrus :)

    ResponderEliminar