29 abril 2009

Bem...e este poste vem com algum atraso, mas até tenho estado a trabalhar pelo que não deu para escrever antes...

Já não nos bastava ter a crise económica, agora temos a vingança dos porcos por todo o presunto e chouriço que um gajo lhes "tirou". Como é o estado de pânico por ai?

Numa segunda adenda a coisa, fiquei parvo quando ouvi isto (acho que a coisa já dura há um bocado de tempo, mas só me apercebi dela agora). Aparentemente, há uma porrada de gajos que se recusam a vacinar os filhos porque tem medo que os putos desenvolvam autismo a pala disso. E, antes que saquem do argumento que sempre se ouve, não é só nos EUA. Também acontece na Austrália e no Reino Unido.

2 comentários:

  1. Gostei do "até tenho estado a trabalhar" :p

    Anyway, o estado de pânico é o normal destas alturas: o pessoal come menos carne de porco, forra a casa com medicamentos para a gripe, e os media esfregam a mãos com esta rebaldaria...

    Quanto ao outro assunto, que me interessa particularmente, é verdade que isso acontece (não o autismo mas os pais recusarem a vacina). Aparentemente foi levantada a hipótese de que uma determinada vacina, a MMR(sarampo, papeira, e rubeola) poderia causar um tal atraso desenvolvimental que levaria ao autismo. Ora a etiologia do autismo ainda está longe de ser bem explicada, e segundo me apercebi, parece que esta hipótese surgiu da parte de alguns pais que terão detectado as caracteristicas do autismo a seguir à toma da vacina, e a partir daí a lenda tomou o seu próprio rumo.
    A minha interpretação pessoal, tendo em conta a existência de estudos bastante fortes a não encontrar a relação entre a tal vacina e o autismo, é de que existe uma (infeliz) coincidência entre a toma da vacina (1 ano) e a detecção dos primeiros sintomas de autismo, precisamente na primeira infância. Isto e o facto de que alguns talk shows muito em voga (oprah e afins) têm veiculado os testemunhos de algumas mães que defendem esta teoria.

    São as maravilhas da sociedade da informação :)

    ResponderEliminar
  2. O estudo que deu nesse boato já foi desmentido vezes sem conta. Mas como é habitual nestas coisas a versão da conspiração e a da "eles não querem que nós saibamos..." (eles companhias farmacêuticas e médicos) leva à propagação destas mentiras. A vacinação foi uma das maiores invenções médicos de sempre. Permitiu erradicar algumas doenças e reduzir outras que ceifavam inúmeras vidas a valores residuais. Contudo necessita de ser bem aplicada. Pessoas que não vacinam os putos são donas de um egoísmo retrógado e perigoso. A única razão pela qual eles se safam é que até um certo nível de vacinação (à volta de 90% se não me engano) mesmo os que não estão vacinados ficam protegidos porque não há condições para a propagação da doença.
    Ganhem juízo, não comam a propaganda que vos vendem, venha lá ela donde vier, e em caso de dúvida informem-se

    Knowledge is power.
    Salvem as criancinhas.

    ResponderEliminar