21 junho 2009

Reflexões numa esquerda caviar


Como sou um gajo tipo, quase sério, venho aqui com mais uma conversa séria. Disserto hoje acerca desse fenómeno dos dias de hoje a dita esquerda caviar, o Bloco de Esquerda. Tem sido uma ascensão brutal, não meteórico que segundo o meu referencial os meteoritos caiem e as belugas da esquerda não fazem outra coisa que não subir. Esta ascensão dá que pensar e já muito tem sido dito sobre ela, se calhar, só se calhar não vou acrescentar nada aos demais, no entanto, pedindo desculpa, aproveito o nosso espaço para desabafar. Cá vai. o bloco nasceu lá para 1999, finalizando em beleza o milénio, o século e os anos noventa. Nasceu esquesitamente, para dizer o mínimo, de uma fusão de trotskistas (PSR), maoístas (UDP) e uma coisa já de si estranha o política xxi (tinham vários elementos saídos do PCP entre eles o tranquilo e mui pacifico Miguel Portas, já lá voltamos), todos estes daquele tipo de movimentos que dá gosto ver no tempo de antena, tipo o POUS. Ora bem estes senhores decidiram todos juntos um belo dia desse ano de 99 abdicar das ideologias que estavam na base dos seus movimentos inexpressivos e fazer qualquer coisa tipo fixe... Isso mesmo, tipo fixe. Qualquer coisa que não se comprometesse com coisas ultrapassadas como ideais e que fosse mais na onda de agradar à malta, fresca e despreocupadamente. Eu sei que em dias de politicamente correcto é difícil afirmar ideais e foi isso mesmo que estes senhores inventaram, uma política leve sem ideais e baseada naquilo que hoje vende mais que tudo o resto, a imagem. Verdade é que todos sabemos que mais importante que sê-lo é parecê-lo. Brutal exemplo disso é Miguel Portas, sabem que foi dos eurodeputados com menos relatórios? isto é laré e boa vida cá vai disto, trabalhinho qué bom... http://tsf.sapo.pt/Eleicoes/Europeias2009/Interior.aspx?content_id=1252798
http://www.europarl.europa.eu/sidesSearch/search.do?type=REPORT&language=PT&term=6&author=28406
É algo que vai na linha do passado de Miguel Portas, principalmente enquanto assessor de Jorge Sampaio na câmara de Lisboa na coligação PS\CDU, saindo, há quem diga a meio porque o trabalho por esses dias era algo que não escasseava. No entanto para o ouvido do incauto eleitor Miguel é um lutador e vai lutar pelos nossos interesses todos os dias enquanto ande por Bruxelas.
Para finalizar, só dizer que o Bloco não é mais que as ideias e projectos leis copiados e chumbados do PCP, apresentados por miúdas giras, tipos com ar jovial e sem gravata e com umas piadolas pelo meio. Os ideais perderam-se quando ele se formou e se calhar, só se calhar, era isso que importava, que isto de um se comprometer e mastigar por si a política já deu o que tinha a dar.
Tenho dito, pedindo desculpa.

8 comentários:

  1. "... apresentados por miúdas giras, tipos com ar jovial e sem gravata e com umas piadolas pelo meio ..." nesta imagem falta alguém a fazer malabarismo no background....

    Nem sou contra, nem a favor do BE e se calhar isto nem tem tanta piada quanto me pareceu quando um amigo meu decidiu representar o BE desta forma, de qualquer forma, partilho, pq partilhar é importante.

    ResponderEliminar
  2. Ok, mas porque e que pediste desculpa?

    Ja tivemos esta discussão vezes sem conta, e um gajo cai sempre no fica na tua que eu fico na minha...Mas alguma coisa tem que ser dita. Não em defesa do bloco, no entanto.
    Mais do tipo uma pergunta. Qual e a alternativa a esquerda então? Sinceramente não sei bem como e que as coisas estão dentro do comité, espero que melhores, mas ha uma boa razao pela ascencao do bloco esquerdo, mesmo apresentando o que ja foi dito pelo PCP de uma forma reciclada. Desde a crise de 2002, ate porque entretanto a coisa passa-se de forma mais generalizada (com o To, exemplo), que não confio muito no PCP. Ou se engole a cassete e se age de acordo com isso, ou não há lugar para um gajo. E a pluralidade do dialogo e algo necessário a boa saúde de um partido. E no bloco qualquer membro do partido pode apontar criticas ou sugerir uma politica diferente da seguida pela direcção. Isto pelo menos eu sei.

    Depois, e como tudo. Gajos a fazer malabarismo e a cuspir fogo também há no PCP (pro claudio). Conheço muito boa gente seria, empenhada a fazer uma mudança que adoptou o bloco como a ferramenta a utilizar.

    ResponderEliminar
  3. 1º Não sou afecto ao PCP. não me movo por sentimentos de simpatia.
    2º Não acredito no mínimo denominador comum. Para mim uma coisa indefinida talvez nem seja uma coisa até que a definam.
    O PCP a bem da verdade é um partido sui generis, que não passa divisões internas para o foro público. Isto é as coisas são discutidas internamente, e no final há uma posição oficial que é transmitida. Esta é a cara do partido e não é que não haja pessoas com opiniões diferentes, mas a bem da unidade são guardadas. Digo te desde já que as diferenças com o sistema do nosso mui acalmado subcomandante Marcos são poucas. Sais se não concordas e não estás disposto a mostrar uma face de união. É interessante ver que no ultimo congresso do PCP vários foram os comentadores que elogiaram esta face unica que o PCP mostra ao exterior, porque na verdade a discussão e debate pertence às pessoas que dele fazem parte. Se no PCP não há meias tintas, no BE talvez não haja outra coisa. É só isso que critico, parece-me a defesa indeflectível e por vezes cega dos valores e ideais contra a ausência deles

    ResponderEliminar
  4. Percebo o que dizes mas acho que nao e por ai. Mesmo se ache que se o mui aclamado subcomandante marcos tambem partilha da mesma ideia.

    Eu nao tenho que necessariamente concordar com a politica exposta pelo partido, embora possa partilhar os ideais do partido em si. E nao tamos so a falar da imagem que passa para fora. Por exemplo, como tu sabes o To foi aconselhado a mudar a opiniao que tinha acerca do aborto, depois de ter falado num congresso em que apenas figuravam membros da JCP. Epa, e com isso eu nao posso concordar.

    ResponderEliminar
  5. Faz parte da dinâmica do dito partido essa realidade, se calhar há uns mais papistas que o papa, mas a essência é essa. Uma cara para quem não participa, lá dentro é outra história que essa cara é encontrada com debate.

    ResponderEliminar
  6. Ah e é mesmo por aí, que fui eu que comecei a discussão e era mesmo por aí que queria ir.

    ResponderEliminar
  7. Tou com o cláudio, eu até acredito quem nem haja nenhum malabarista de direita.

    ResponderEliminar
  8. melhor post de sempre. tenho dito.

    melhor só estando ao vivo convosco.

    não só fiquei mais elucidado sobre certas merdas como, felizmente, fiquei com mais saudades vossas, meus inteletualóides.

    abraço!

    ResponderEliminar