30 abril 2009

Contra-informação?

Aproveitando o espaço de troca de ideias que caracteriza este forum e com o previlégio que são as diferentes áreas de influência dos nossos membros deixo aqui esta notícia para um dos nossos engenheiros comentar.

http://aeiou.expresso.pt/combustiveis-de-marca-branca-podem-danificar-motores--=f511850

(membros da ANAREC em acção de sensibilização)

3 comentários:

  1. Não sou engenheiro, mas que tal esta notícia?:
    BP: gasóleo avaria carros
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1024518&div_id=3852

    Não gosto de teorias da conspiração, mas já dizia o outro "o poder absoluto corrompe absolutamente"... o que está a assustar as marcas é uma fatia do mercado de 30% para as marcas brancas, que continua a aumentar.
    De qualquer maneira, há pouco tempo saiu outro relatório da autoridade da concorrência a dizer que não existe cartel entre as gasolineiras, portanto este senhor certamente está a dizer a mais pura das verdades...

    ResponderEliminar
  2. Passei por aqui e reli o meu comentário, e só para não haver confusões, por "este senhor" estava a referir-me ao presidente da anarec :)

    ResponderEliminar
  3. Peço muitas desculpas pela resposta tardia. As declarações deste senhor carecem de todo e qualquer fundamento cientifico ou prático e são um atentado ao livre comercio e à concorrência.

    Passo a explicar: não existe uma refinaria do jumbo, do intermarché ou do leclerc. Se não existe de algum lado vêm os combustíveis, de onde vêm? Das refinarias das companhias ditas de marca, BP, Repsol, Galp, Cepsa, etc. Em Portugal vêm em concreto das duas refinarias da Galp. Meus caros, os combustíveis são todos iguais na génese, existe uma entidade reguladora pertencente ao ministério da economia que regula a qualidade destes que terá de estar entre determinados valores, com máximos ou mínimos para vários parâmetros, e salvo erro, que poderá ocorrer para qualquer revendedor com a mesma probabilidade, o combustível será de qualidade.

    Mito 1 - Ah e tal e os aditivos?
    Para quem acredita em homeopatia tudo bem! Aconselho-vos, se estão para aí virados, a comprar um aditivo para limpar o motor ou os injectores e que saibam o que estão a pôr e quando querem pôr.

    Mito 2 - E os preços, porque é que são tão baixos, a qualidade TEM que ser pior?
    O negócio dos super mercados não são os combustíveis. Os supermercados, cuja concorrência entre eles é forte, têm dos melhores negócios do mundo, vendem hoje e pagam o que vendem daqui a 3, 4, 5, 6 meses, durante este tempo o dinheiro capitaliza sem contar com o lucro à partida. A verdade verdadinha é que os combustíveis só estão lá para servir de chamariz e atrair clientes dada a competitividade desse negócio, é normal que estejam perto dos supermercados ou que ofereçam desconto tanto na compra de combustível como na compra de bens no supermercado. Se houvesse água nos combustíveis acreditem que o vosso motor saberia!!! Como o souberam os motores dos infelizes que compraram combustível naquela bomba da BP há uns meses.

    1 ano a estudar estes temas, acreditem no que vos digo é só publicidade enganosa, vejam o exemplo da França onde bem mais de 50% dos combustíveis consumidos é de marca branca.

    tenho dito

    ResponderEliminar