18 abril 2009

diarios de um emigrante

. no outro dia mijei pela primeira vez (que me lembre) naquela posição clássica com uma mão na pila e outra na parede. tenho ideia que foi a primeira vez porque lembro-me de pensar "ena, nunca tinha feito tal coisa". isto só aconteceu porque estava num barco a caminho de um arquipélago e fiquei com medo que oscilação me fizesse falhar a sanita, e sujar o lavabo, que tão bom aspecto apresentava. foi engraçado ver as tais pequenas ilhas, que são aos milhares, onde há apenas uma ou duas vivendas. imaginei o que seria tomar o pequeno-almoço à janela e de repente ver passar um daquelas barcos de cruzeiro a caminho da finlândia cheio de suecos bêbados a 30 metros do pacote de cereais.
. estocolmo está cheia de estátuas, de todos os tamanhos, quase todas de bom gosto. nunca fui grande fã de escultura, mas desde que cá estou, comecei a apreciar muito mais o seu valor, especialmente no que diz respeito a figuras humanas. as mais pequenas, especialmente, são representativas de uma das coisas que me atrai na cidade e nalguns dos seus habitantes: quase todos os dias é possível encontrar um pormenor bonito e inesperado, escondido algures no meio do caos organizado da urbe.
aliás isto acontece também no que diz respeito a arte urbana alternativa. é raro encontrar tags, bombings, etc, a não ser debaixo de viadutos e afins. o que se pode encontrar, uma vez mais se se andar com atenção são coisas como baldes do lixo no metro decorados com tecidos e outros materiais; rendas presas em guardas, estátuas, semáforos, frases gravadas no pavimento; entre outros.
. os meus dias aqui são pouco ocupados, na sua maioria. todas as manhãs tenho 4 horas de aulas de sueco. de tarde posso: não fazer nada; procurar trabalho; procurar alojamento; passear; ir ter com pessoal; trucidar o pedro no PES; ver filmes; fazer filmes; desenhar; estudar sueco.
Ir às aulas de sueco faz-me sentir menos inútil, não só por estar a aprender qualquer coisa, mas também porque aquilo é um antro de pessoas nas mesmas condições que eu. Gente entre os 20 e os 40 na sua maioria, grande parte com muito boas qualificações, educação e experiência, quase todos ainda à procura de emprego. O pessoal com quem me dou mais agora são um australiano, dois americanos, um irlandês e uma romena, com quem sou capaz de partilhar apartamento no mês que vem. men jag borjade inte att prata svenska. ou algo assim.
. dia 1 de maio a nossa banda vai tocar na meia final do concurso Emergenza ou lá o que é. de momento é composta por vocalista (e clarinete), guitarrista, baixista, baterista (BIF), violinista, teclista (BIF) e saxofonista (e flauta). acho que os dois últimos só foram convidados para diminuir o que pagamos pelo local de ensaio, mas não faz mal, todos se divertem à mesma, a maior parte do tempo.
. entretanto agora vou sair, beber uns copos com malta fixolas e ver um concerto de funk se chegarmos a tempo.

2 comentários:

  1. e eu vou sair em Lx a imaginar o que seria estar por aí contigo, caríssimo.

    soube bem ter mais notícias tuas do que uma simples conversa no msn pode dar. aquela cena antiga das cartas até fazia sentido.

    grande abraço, saudades

    ResponderEliminar
  2. Olha eu fui ao Likidus ontem.


    Abraço e saudades de todos nós, panascas deste mundo.

    ResponderEliminar