10 maio 2009

Medina Carreira

Exmos:
Depois de uma noite vestido de branco com um ou dois copos a mais... acordei (8:00) e estive a reflectir sobre o discurso de alguns agentes politicos como o Medina Carreira. Ele, Medina, não coloca o seu discurso num conjunto de Questões (issues) nem tão pouco num conjunto de perguntas e respostas. Como sabemos não é muito sábio representar o mundo actual, complexo e globalizado como um conjunto de positivos e negativos, ou prós e contras, especialmente quando não se apresentam os positivos. Não creio que existam positivos e negativos, como uma balança comercial ou judicial, penso sim que se podem encontrar respostas temporarias, mais ou menos ajustadas às questões numa prespectiva sempre socio-culturalmente situada, isto é, cada época que observamos tem sempre um espaço e tempo, não fazendo sentido dar respostas passadas a desafios actuais.
E, justamente por muitos de nós sabermos que, só pergunta quem já sabe e (neste caso) "Se não Sabe Porque é que Pergunta?" (Santos, 1995), pergunto porque fala o Sr. Medina Carreira tão mal de Portugal?

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Começo por dizer que faço o comentário depois de já ter respirados umas vezes fundo e tar num dia fodido ao contrário de alguns que andam armados em princesas alvas. Foda-se pa esta masturbação intelectual. Porque é que um gajo não há de só dizer o que o chateia e acha que tá mal. Que demagogia é esta de ter de dar souções para tudo. "Se não tens uma crítica construtiva mais vale tares calado" O caralho é que estou. Se não soubesse achava que nunca ouviram Metal. Às vezes o que interessa é gritar e chamar a atenção para o que tá mal, que se fodam as soluções. Posso ser o maior analfabeto do mundo e não perceber um boi das questões intrínsecas ao pensamento humano e as suas consequências numa prespectiva sempre socio-culturalmente situada mas tenho o direito de me indignar e protestar. É esta impressão que é preciso ser doutor para opinar e entrar logo em filosofias ajustadas a "issues" e a condicionantes da merda que me irrita particularmente. Porque é nesta retórica que facilmente se perde a noção da realidade. Noventa por cento da população não vive num mundo actual, complexo e globalizado. Vive das questões práticas do dia-a-dia, do seu local de trabalho e da sua rua. Vejam a "Liga dos Últimos" (RTP, 2009) e percebem.

    ResponderEliminar
  3. Já agora qual é o apelo ao voto? é em branco? não se vota? faz-se uma revolta? Explode-se com a junta de freguesia mais perto de nós?

    Sinceramente, vou ver a entrevista outra vez, porque agora já não sei como proceder.

    ResponderEliminar
  4. Bom, depois do nosso sono de "princesa" venho aqui deixar a minha humilde opinião. Afinal tenho tanto tempo livre que até posso pensar em assuntos sérios, vejam lá bem.

    Todos nós temos todo o direito de espernear e barafustar o quanto quisermos. O problema é que nem todos temos direito de antena na televisão... nem na TVI.

    Qual é o problema de dizer o que quer que seja num media de longo alcance?

    É que as pessoas tendem a agarrar-se a qualquer coisa que lhes confirme que, sem sombra de dúvidas, a vida delas é uma merda e que elas fazem muito bem em apenas falar mal e não se esforçar por fazer diferente. Se "eles", os maus da fita, os do poder, são todos apenas uns chulos, porque raio não hei de ser para as pessoas que me são próximas também?

    E já agora mandar uns cocktail molotov pra cima da polícia também.

    Por muito limitado que o seu raio de acção seja, as pessoas convencem-se cada vez mais que não podem fazer nada para mudar a sua situação e a condição geral do país.

    Como diria um nosso conhecido comediante britânico, "i call it crap and it makes me verry IRRITITADE because it is not logical".

    É que o Carreira tá longe de ser considerado o maior analfabeto do mundo.

    Mas caraças, concordo que tem havido demagogia em excesso ao lidar com questões que afectam muito mais quem não percebe essa demagogia do que quem a elabora.

    Há que descer à terra, em suma.

    Agora vou voltar à minha vidinha insignificante, qual cigarra a viver à sombra dos louros de outrém (não sei é bem de quem, afinal devo ser mesmo bom nalguma coisa - mentir - para enganar tanta gente para e ter dinheiro com que me sustentar).

    Desculpem lá qualquer coisinha.

    ResponderEliminar
  5. ...e desculpem mesmo.

    Li mais de uma vez o que escrevi e não gostei. Not my style.

    Salva-se o conteúdo sobre o Medina Carreira, propriamente dito.

    Doc, falamos depois. Se fôr caso disso resolvemos à chapada, mas é provável que tenhas que dar-me pontos depois.

    Abração

    ResponderEliminar
  6. Bem, já li o novo post do EL Bif, e já percebi que se está a referir a aspectos específicos.
    De qualquer maneira, em relação ao Medina, eu concordo com ele sobretudo quando fala em relação ao partidarismo e à forma de fazer política em portugal, mas de facto, quando começa a entrar noutras áreas, parece-me pura e simples demagogia: é tudo uma intrujice, uma porcaria, tudo mal-feito, etc. É natural que o pessimismo encontre sempre eco, somos latinos, logo peritos em queixarmo-nos e em fazermos nada.
    O Medina Carreira já faz destas "excelentes análises políticas" desde o tempo dos afonsinhos. Agora, alguém me explica para que é que estas "análises políticas" servem? Alguém ficou elucidado com as intervenções deste senhor? Acham realmente que o que o Medina Carreira diz faz alguma diferença? Faz-nos perceber mais sobre os acontecimentos políticos e sociais em Portugal?
    Para finalizar, concordo com o Doc, todos temos o direito de nos chatearmos e queixarmo-nos do que está mal e não nos agrada, mas é por isso mesmo que digo que se o que o Medina Carreira faz é análise política, eu vou ali e já volto.

    ResponderEliminar
  7. Aproveitar que os velhotes fizeram um intervalo e pararam de mandar-se ao chão. Admito que já tinha enchido mais um garrafão com gasolina mas vou deixá-lo sogadito.
    Deixo só a minha percepção final deste post. Gajos como o Medina são um exemplo ou o ideal? Não acho. Mas que fazem falta fazem, porque se não tivessemos a sensação que ele tem alguma razão isso não nos incomodava tanto.

    ResponderEliminar
  8. E será um prazer dar te uns pontos :)

    ResponderEliminar