23 outubro 2009

Dogma

Só para expressar o meu profundo desgosto perante a histeria que se tem verificado em reacção às declarações de Saramago relativamente à Bíblia. Mas em que século estamos nós? Esta reprovação generalizada relativamente às ditas declarações roça o ridículo. Para além da proposta absurda de lhe retirarem a cidadania portuguesa, observo toda uma série de pseudo intelectuais a abanarem a cabeça e a dizerem que as palavras de Saramago são uma análise fútil e ultrapassada da Bíblia (serão?). Observo também os homens do clero afirmarem muito indignados que a Bíblia não pode ser interpretada literalmente, o que parece ser uma noção bastante difundida.
Sinceramente sempre me fez alguma impressão todo o arsenal interpretativo "necessário" para "ler" a Bíblia. Praticamente não existe excerto em que não se faça a ressalva: "bom, mas o que isto realmente significa é...", e basicamente não podes ler a Bíblia sem a "ajuda" da Igreja.
Portanto, o que resta disto tudo?
Vejamos:
Existe uma interpretação "correcta" da Bíblia, e uma outra que é "incorrecta". A correcta é-nos fornecida pela teologia (pela igreja), e é necessário todo um conhecimento enciclopédico para encontrar a miríade de significados escondidos nos escritos sagrados . A incorrecta é aquela em que (pasme-se!) o indivíduo comum se lembra de ler, palavra a palavra, o que de facto lá está.
Mas isso nós não podemos fazer. Porque senão somos retrógrados e más pessoas.
Saramago apenas foi directo e claro... coisa que a Bíblia, segundo consta, não é.

4 comentários:

  1. Quem possa sentir-se ofendido com criticas menos que simpáticas à Igreja, faça favor de não ler este reply.



    Não me lembro quando foi, mas foi há relativamente pouco tempo que a Igreja oficialmente aceitou que a Terra é redonda.
    Eu pessoalmente acho mal! Na realidade, este tipo de atitudes é do que mais me incomoda na Igreja.
    Vamos lá ver. Têm um livro que é a base de tudo. Esse livro diz A, B e C. Agora com os conhecimentos científicos actuais, percebe-se que A, B e C não fazem sentido. Então vêm dizer que:
    "Afinal não quer dizer bem A, B e C...mas uma coisa parecida...se procurarmos uma nova perspectiva bem conseguimos perceber que A=D, B=X e C=Z."
    Ou tenham coragem para se manter fieis às convicções ou assumam que as convicções estão erradas e arranjem outras.
    Os "creacionistas" (ou que raio é o termo em Português) são a meu ver os cristãos que mais merecem respeito neste campo porque ao menos são fieis às suas crenças. Têm crenças tolas -pelas quais me divirto em gozá-los - mas pelo menos não andam à procura de interpretações rebuscadas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do disclaimer no inicio... :D

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho que ser sincero. Não consigo perceber a confusão que se gerou a volta do que Saramago disse. Não são opinoes que não se tenham ouvido antes, e já ouvi bem pior acerca da bíblia sem ter levantado tanta poeira.

    Bem mais estranhas foram as declarações de Pulido Valente, que não só merecem um atestado de mau gosto, como é um bom exemplo de que a educação não vem com a escolaridade obrigatória;

    http://jornal.publico.clix.pt/noticia/23-10-2009/uma-farsa-18072781.htm#

    (embora ele tenha alguma razão em relação ao que se passou no PREC)

    ResponderEliminar
  4. Esse artigo do Vasco Pulido Valente ilustra bem o que eu escrevi em relação aos pseudo intelectuais que andam por aí na sociedade portuguesa: senhores muito doutos que emitem opinião sobre tudo e mais alguma coisa mas que quanto a discutir assuntos com seriedade e critérios imparciais são um exemplo gritante de mediocridade. Basicamente o que esse indivíduo faz no referido artigo é insulto gratuito. As referências que se têm feito à idade de Saramago são de uma baixeza que francamente enojam-me.
    Realmente a "educação não vem com a escolaridade obrigatória".
    Tenho ainda a acrescentar algo que me parece ser evidente: tantas vozes prontas a insultar gratuitamente Saramago tresandam um hálito baforento a crença desmedida e fanática, assim como um medo cobarde de que as suas palavras possam conter um fundo de verdade.

    ResponderEliminar