13 outubro 2009

O "caso das escutas e do email e das fontes...

Tenho a tv na rtp1 onde terminou o Prós e Contras cujo tema do debate, após uma primeira parte a encher chouriços, foi o famoso "caso das escutas". O que os distintos jornalistas discutiram foi se o conteúdo de um determinado mail é privado, se os sistemas informáticos são seguros, se as fontes são fidedignas, se as fontes são políticas (coisa estranha uma fonte política! deve ser a primeira!) etc e tal... Basicamente discutiu-se tudo menos a integridade jornalística e a manipulação da informação.
Esta palhaçada leva-me a desconfiar da grande maioria da imprensa. É vergonhoso como estes senhores se arrogam de serem isentos (a imprensa é sempre isenta não é?) mas nenhum tem a coragem de assumir que neste caso foram estúpidos o suficiente para serem manipulados pelas fontes políticas e/ou que, mais grave ainda, alinharam nas estratégias de determinados partidos políticos.
Escutas?! Viste-as! Jornalismo de jeito? Também não! Só vi uns indivíduos aos berros uns com os outros a acusarem-se mutuamente.
Como na política, temos o jornalismo que merecemos.

2 comentários:

  1. Realmente, entre a política e o jornalismo... venha o diabo e escolha. Mas porque é que estes são os políticos e jornalistas que merecemos?

    Que mal fizemos nós?

    ResponderEliminar
  2. Lol, não fizemos mal nenhum.
    Apenas acho que toda a histeria que surge em torno destes "casos" é o reflexo da falta de cidadania e de civismo de boa parte da população portuguesa.
    Por isso sim, merecer talvez não mereçamos... mas depende de todos nós mudar esta situação.

    ResponderEliminar