27 outubro 2009

E depois ainda perguntam porque é que não gostamos dos gajos

No publico hoje diz-se que nuestros hermanos tinham planeada (mais) uma invasão de Portugal..

4 comentários:

  1. Dá para perceber é que se não fosse a bendita aliança com os ingleses, provavelmente já cá não estávamos.

    ResponderEliminar
  2. E tipo uma faca de dois gumes. Eu achei piada a justificacao para o plano todo pelo ministro dos assuntos exteriores:

    "ninguém pode deixar de se dar conta, ao olhar para o mapa da Europa, que, geograficamente falando, Portugal na realidade não tinha o direito de existir. Tinha apenas uma justificação moral e política para a sua independência pelo facto dos seus quase 800 anos de existência".

    ResponderEliminar
  3. sim, essa parte até li duas vezes :D afinal a idade conta!

    ResponderEliminar
  4. Recordo-me dum mail que andava a circular depois da nossa vitória sobre espanha no Euro 2004.Segundo esse mail, ma das 10 razões para detestar espanhois era:
    "De duzentos em duzentos anos decidem invadir-nos, só para voltar para espanha desgraçados"

    Não sei se seria exactamente isso que teria acontecido, mas não acredito que Portugal ficasse sob o dominio de Espanha por muito muito tempo.

    O que nos dá o "direito de soberânia" é a identidade do País e do seu povo. Até estrangeiros (este é um tópico muito frequente com os CSers) notam imediatamente as enormes diferenças entre os povos destes dois países.
    Há pessoas como o Saramago - que escreve muito bem, mas às vezes fazia melhor figura se ficasse calado - que defendem que Portugal devia unir-se a Espanha. Não gosto do Cavaco, mas concordo 100% com ele quando ele diz que alguem que pense assim parece não conhecer muito sobre a história destes dois países.

    Vou mais longe, se tal invasão tivesse acontecido (e sucedido), pergunto-me se Espanha ainda existiria da forma que existe hoje. Sendo um país tão fragmentado, a inevitavel revolta Portuguesa e consequente recuperação da independência serviria de impulso a outras regiões espanholas para perseguirem o mesmo objectivo.

    PS: ok isto pareceu uma beca mais patriotico do que pretendia, mas ainda assim parece-me fundamentado

    ResponderEliminar